Parque Lage

Que tal passar uma tarde relaxante sob o “sovaco do Cristo”? Assim é chamado pelos locais o Parque Lage devido à sua localização bem debaixo do braço direito da estátua do Cristo Redentor. O ar refrescante que vem da Floresta da Tijuca propicia uma ambiente super tranquilo, e fazem desses belos jardins um espaço perfeito para um piquenique. No interior da bela mansão no local, há ainda um café e uma escola de arte.
Para os mais aventureiros, uma dica é usar o Parque Lage como ponto de partida para desbravar o Corcovado. Mas vale também apenas relaxar e apreciar esse oásis de tranquilidade e natureza, com certeza um ponto turístico do Rio de Janeiro que vale a visita. Aberto das 8h às 17h.
Onde fica: Rua Jardim Botânico, 414
Como chegar: ônibus 574, 584, 570
Como chegar: ônibus 574, 584, 570
Escadaria Selarón

Para a maioria das pessoas, um punhado de degraus nada mais são que a maneira de ir de um lugar para o outro. Mas para Jorge Selarón, os degraus em frente à sua casa serviram quase como uma tela em branco. Até sua morte em 2013, o excêntrico artista chileno gastou mais de 20 anos decorando a escadaria com milhares de ladrilhos.
O resultado foi nada menos que espetacular – uma combustão de vermelho e amarelo espalhados em mais de 250 degraus que unem os bairros da Glória e Santa Teresa. De tão emblemática que é para o Rio de Janeiro, a Escadaria Selarón ganhou destaque nos vídeos promocionais tanto para a Copa do Mundo quanto para os Jogos Olímpicos do Brasil. Uma dica: para fugir das multidões e garantir a foto perfeita, vá num dia de semana bem cedo.
Onde fica: Rua Manuel Carneiro
Estação próxima: Glória
Estação próxima: Glória
Santuário de Nossa Senhora da Penha

Com uma bela vista sobre a zona norte do Rio de Janeiro, a Igreja da Penha é uma das mais bonitas da cidade. Uma cena comum por lá é presenciar fiéis pagando promessas e subindo de joelhos os 382 degraus talhados na pedra. Somente o ato de subir a escadaria já é realmente inspirador, mas há também a opção de usar o bonde que transporta os visitantes gratuitamente.
Lá de cima, a vista une de favelas ao aeroporto internacional da cidade. O interior da igreja possui uma bela decoração – destaque para a Sala dos Milagres, onde os fiéis acendem velas e fazem seus pedidos à santa.
Onde fica: Avenida Nossa Senhora da Penha
Estação próxima: Penha
Estação próxima: Penha
Maracanã

O epicentro de um país apaixonado pelo futebol, o Maracanãé nada menos que o maior estádio do mundo. Construído para a Copa do Mundo de 1950, o estádio sediou um jogo para quase 200.000 espectadores na época.
Após extensas reformas para a Copa do Mundo de 2014, ficou ainda mais obrigatória uma visita a esse templo histórico do futebol, seja você fã ardoroso ou não do esporte. Visitas guiadas de uma hora são realizadas diariamente, entre 9h e 17h, e levam o visitante pelas arquibancadas, camarotes VIP, vestiários e banco de reservas. Quem tiver a sorte de assistir a um jogo entre os times cariocas, poderá testemunhar de perto a verdadeira paixão do brasileiro em toda sua intensidade.
Onde fica: Avenida Presidente Castelo Branco – Portão 2
Estação próxima: Maracanã
Estação próxima: Maracanã
Parque das Ruínas

Situado no ponto mais alto de Santa Teresa, o Parque das Ruínas sediou a mansão de Laurinda Santos Lobo, a grande mecenas da Belle Époque carioca – que reunia os principais artistas e intelectuais do Rio – e hoje abriga um centro cultural e parque público dos mais charmosos da cidade.
Das ruínas do antigo palacete, têm-se vistas incríveis do Rio de Janeiro, cobrindo o Pão de Açúcar, a Baía da Guanabara, o centro da cidade e a ponte Rio-Niterói. Lá também estão um simpático café que costuma sediar shows ao vivo. E uma dica: o também imperdível Museu Chácara do Céu fica ali pertinho, então vale fazer um programa casado e visitar os dois.
Onde fica: Rua Murtinho Nobre, 169
Como chegar: ônibus 006, 007, 014
Como chegar: ônibus 006, 007, 014
Morro da Conceição

Intervenção divina ou pura sorte? Ninguém sabe ao certo como ou por quê, mas em uma cidade que não exatamente cuidou de seus prédios históricos, o Morro da Conceição de alguma forma escapou da modernização que tomou conta das áreas históricas e virou ponto turístico do Rio de Janeiro.
Caminhando pelas ruas do morro, fica impossível não se encantar pelas simpáticas casas decoradas com azulejos pintados à mão, estúdios de artistas locais e, claro, vistas impressionantes da cidade do alto do morro. Se bater a sede, faça uma parada no Imaculada, um pequeno e agradável bar que também faz as vezes de galeria de arte para os artistas da região.
Onde fica: Morro da Conceição
Estação próxima: Uruguaiana
Estação próxima: Uruguaiana
Theatro Municipal

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está lá para impressionar o visitante: seis imensas colunas de pedra, três portões gigantes e folhas de ouro em quantidade de fazer inveja a Tutancâmon. O belo teatro construído no inicio do século 20 segue mantendo seu renome internacional e serve de palco para apresentações de música clássica, balés e dança contemporânea.
Uma noite no Theatro Municipal é a desculpa ideal para deixar de lado a bermuda e os chinelos durante uma visita aos pontos turísticos no Rio de Janeiro. Mas engana-se quem pensa que uma visita pode custar muito caro. Os ingressos para a galeria têm preços a partir de R$ 10. Se preferir só dar uma olhadinha, vale também fazer uma das visitas guiadas de 45 minutos.
Onde fica: Praça Floriano
Estação próxima: Cinelândia
Estação próxima: Cinelândia
Ilha Fiscal

Eis a chance de fazer uma viagem ao passado e imaginar-se na época do império. Uma visita à Ilha Fiscal, no meio da Baía da Guanabara, remete aos últimos dias do império no Brasil: lá aconteceu o lendário baile, em 1889, que reuniu os principais nomes da sociedade carioca e brasileira, apenas seis dias antes da república ser proclamada no país.
Na pequena ilha, funciona hoje um museu histórico-cultural mantido pela Marinha do Brasil, que preservou a maioria de sua estrutura original – inclusive o grande salão de baile, que pode ser visitado. Chega-se até a Ilha Fiscal por meio de escunas que saem da Praça XV. Os tours acontecem apenas nos finais de semana, e devem ser reservados pelo site da Marinha.
Onde fica: Avenida Alfredo Agache
Estação próxima: Uruguaiana
Estação próxima: Uruguaiana
Cristo Redentor e Corcovado

Pode parecer clichê, mas como resistir a um dos monumentos mais famosos do mundo e o ícone máximo do Rio (e do Brasil)? Com seus 30 metros de altura e instalado no alto dos 700 metros do Corcovado, a estátua art déco do Cristo Redentor é daqueles lugares que merecem ser visitados pelo menos uma vez na vida e definitivamente merece o título de um dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro!
O melhor jeito de chegar ao topo é utilizando o Trem do Corcovado (das 8h às 19h). Lá de cima, impossível ter vistas mais incríveis da cidade – Pão de Açúcar, Maracanã, Baía da Guanabara e por aí vai. De preferência, tente ir num dia claro e ensolarado para ter as melhores vistas. E para evitar as multidões – tarefa quase impossível no loca, diga-se – prefira os dias de semana logo cedo.
Onde fica: Rua Cosme Velho, 513
Como chegar: ônibus 570, 583
Como chegar: ônibus 570, 583