Encarar os 6.962 metros de altura do Cerro Aconcágua é para os fortesFãs de um bom vinho têm um destino certo na vizinha Argentina: Mendoza, o maior centro viticultor da América do Sul. São nada menos que 1.200 vinícolas, que produzem os mais variados tipos de uvas e vinhos – Tempranillo, Malbec, Cabernet Sauvignon, Chardonnay etc. Várias das charmosas bodegas são abertas para visitação e degustações. Outro destaque é o Cerro Aconcágua, considerada a maior montanha do planeta fora da Ásia, com seus 6.962 metros de altura. Tudo bem que chegar ao seu topo requer um tanto de experiência e coragem, mas admirá-lo desde o Parque Provincial Aconcágua, já vai valer – e muito – a viagem.
Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, fica aquela que é apelidada de a “Capital do Lobisomem”. Joanópolis tem pouco mais de 10 mil habitantes e é famosa pelas lendas e relatos do tal bicho peludo. Mas são os atrativos naturais o real motivo de visitar essa pequena joia aos pés da Serra da Mantiqueira.
Destaque para a Cachoeira dos Pretos, com seus 154 metros de queda. Os ecoturistas e fãs de adrenalina vão adorar as opções de atividades, como rapel, trilhas, arvorismo, bóia-cross, rafting, saltos de asa-delta e parapente. E como bônus, a maravilhosa culinária mineira que impera nos restaurantes.
Um preservado casario histórico do tempo dos jesuítas e enormes parques verdes repletos de opções de aventura são alguns dos motivos para visitar Morretes, no litoral paranaense.
Os dias do feriado de Corpus Christi serão ideais para visitar os museus e espaços culturais ou, para os mais animados, fazer caminhadas pelo Parque Estadual do Marumbi ou praticar “bóia-cross” pelas águas do Rio Nhundiaquara.
Uma ótima dica é pegar aEstrada da Graciosa, saindo de Curitiba, e percorrer a famosa rota repleta de mirantes pelo caminho para apreciar as belas vistas panorâmicas.
Localizada entre Maceió, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco, a Lagoa Mundaú é dona de um dos maiores ecossistemas de Alagoas. São 23 quilômetros quadrados de área, comportando nove ilhas com vegetação de restinga, manguezais e lindas praias isoladas.
Uma ótima dica é fazer um passeio de saveiro que sai do Pontal da Barra, onde moram as famosas rendeiras de Maceió.
Jaguariúna é um dos nove municípios que compõem o chamadoCircuito das Águas Paulista– juntamente com Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro – e em cujas regiões localizam-se estâncias hidrominerais, com fontes, rios e cachoeiras para tratamentos termais. O charme da paisagem dos pesqueiros nos lagos de minas naturais dá o tom bucólico da cidade. Um programa imperdível por lá é fazer um passeio de Maria-Fumaça, que passa por antigas propriedades rurais do auge do período cafeeiro. A antiga Estação da Mogiana hoje sedia um centro cultural dos mais animados, com bares e música ao vivo.
Puerto Montt (Chile)
Vulcões, picos nevados e sítios arqueológicos são alguns dos charmes de Puerto MonttÉ na cidade portuária de Puerto Montt que costumam chegar os cruzeiros internacionais do Chile. E de lá saem as embarcações rumo ao Arquipélago de Chiloé e os fiordes de Aysén e Magallanes. Mas ela própria vale alguns dias de visita, graças ao charme da sua gastronomia e arquitetura típicas. O mercado artesanal de lã, couro, pedras e madeira será um convite às compras. Já os cardápios de frutos do mar dos restaurantes com vista para a Ilha Tenglo e para o vulcão Calbuco serão uma tentação à qualquer dieta. Outro atrativo são os sítios arqueológicos da região, como o de Monteverde, o vestígio humano mais antigo do continente, com objetos que habitaram a Patagônia há mais de 30 mil anos.